Consciência em Círculos

Padrão

Consciência é um termo complexo, usado para explicar fenômenos de abrangência mental, de perspectivas individuais e coletivas, e de visões de mundo – compartilhadas ou não.

Uma das melhores definições de consciência que já li envolve a geometria.

A teoria apresentava a consciência como nada mais nada menos que um círculo. Duas (ou mais) existências individuais podem compartilhar, ou não, do mesmo mundo, por meio de seus espaços mentais de percepção. Quando isso acontece, os dois círculos individuais se encontram na chamada zona de intersecção.

Expansão de Consciência
Mas algo de extraordinário ocorre quando um desses círculos se dilata: é o momento em que um dos seres expande, literalmente, no espaço, a própria consciência. Se o outro permanece na dimensão anterior, a área de intersecção torna-se menor – e cada vez menor, de acordo com a continuidade do processo de alargamento de um dos círculos – até que ela desapareça. E, então, veremos dois seres vivendo em mundos distintos, pois terão sumido um da realidade (o mesmo que percepção da consciência) do outro.

Isso ilustra o que acontece em certos relacionamentos, quando chegamos a um ponto em que procuramos, procuramos, porém não encontramos mais aquele espaço muito especial, dentro do qual somos UM, feito de dois (ou mais).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s